Page 44 - Garantia do Direito à Educação
P. 44

Luiz Fernandes Dourado • Walisson Araújo


                    das, bem como dos ataques promovidos às instâncias de participação
                    social, as forças vivas da sociedade, as entidades representativas do
                    campo educação, se articularam e conformaram um Fórum Nacional
                    Popular de Educação (FNPE) e uma Conferência Nacional Popular de
                    Educação (Conape) que, com centralidade, colocam o PNE e o SNE
                    (organização comprometida com uma educação de qualidade social ao
                    longo de todo o território nacional em todos os níveis e modalidades)
                    como eixos centrais de luta e articulação, posicionando nova direção
                    para o debate e a disputa no campo educacional. Tais articulações pós-
                    -impeachment já representam forte reação aos ataques ao público e à
                    ideia de cristalizar como valores na educação a livre iniciativa indivi-
                    dual, a prevalência do mercado e a apropriação do Estado como espaço
                    para produção de negócios e de apropriação do público pelo privado,
                    em que direitos sejam, no limite, referenciados em poder de compra.


                    Referências

                    ABICALIL, C. A. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação. In:
                    CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010, Brasília. Anais..., Brasília,
                    DF, 2010. p. 100-113.
                    ABICALIL, C. A. Federalismo brasileiro e cooperação interfederativa em educação:
                    entre as autonomias e a equidade. Roteiro, v. 39, n. 1, p. 11-38, jan./jun. 2014. Disponível
                    em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/4620>.
                    ABICALIL, C. A. O federalismo e o Sistema Nacional de Educação: uma oportunidade
                    fecunda. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 6, n. 10, p. 21-37, jan./jun. 2012.

                    ABICALIL, C. A. Sistema Nacional de Educação Básica: o nó da avaliação. Revista
                    Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 253-274, set. 2002.
                    ARAÚJO, G. C. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes federados.
                    Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 231-241, jul./dez. 2010.
                    BORDIGNON, G.; GADOTTI, M.; CUNHA, C; ALMEIDA JUNIOR, A. M.
                    Sistema nacional de educação: uma agenda necessária. In: BRASIL. Ministério da
                    Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. O sistema nacional
                    de educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto. Brasília: 2014.
                    BRASIL. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959.
                    (Coleção Educadores) Fernando de Azevedo [et al.]. Recife: Fundação Joaquim
                    Nabuco; Massangana, 2010. 122 p.


                    44





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   44                        04/07/2018   16:40:50
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49