Page 92 - Garantia do Direito à Educação
P. 92

Sônia Mara M. Ogiba


                    foram sendo construídas durante o ano de 2017 no Ciclo de Debates.
                    São reflexões iniciais que comporão o Relatório Acadêmico do Projeto
                    de Extensão acima mencionado, o qual vem sendo elaborado e será
                    entregue em 2018.
                         Julgamos oportuno apresentarmos essas reflexões, ainda que em sua
                    dimensão de apontamentos, por considerar ser uma rica oportunidade
                    de socializá-las durante o VIII Encontro Estadual da UNCME, que con-
                    ta com um grande número de participantes e representantes de vários
                    municípios do Estado.
                         Na sua natureza de movimento de extensão, e de pesquisa –
                    pesquisa qualitativa em relação aos indicadores relativos às metas e
                    estratégias do PNE – o Ciclo de Debates veio se configurando como
                    trabalho político, e coletivo, de resistência empreendido pela comu-
                    nidade dele participante, visando assegurar a implementação das 20
                    metas e das 253 estratégias que estruturam esse Plano de Educação.
                    Espaço de análise e de crítica, portanto, que se empenha no fortale-
                    cimento do PNE como uma política pública decisiva no campo da
                    Educação e dos Direitos Sociais. Uma política de Estado cujo ob-
                    jetivo central é a garantia da cidadania e da justiça social para que
                    a equidade seja garantida entre as classes que compõem a socieda-
                    de brasileira (Ogiba, 2016), pela via da Educação e da Democracia.
                    Condições sem as quais não se cumprem os desígnios apontados na
                    Constituição do País em relação à realização plena da Educação, qual
                    seja a de conduzir os povos à emancipação social e cultural.
                         Ainda, ressaltamos que o percurso antes mencionado foi se desen-
                    volvendo a cada momento com a consciência de que se agudizavam as
                    condições sociais e políticas no nosso País, tornando-se lamentáveis,
                    como destacamos em Ogiba (2017), os efeitos devastadores e catastró-
                    ficos das transformações trazidas pela máquina neoliberal. Um ultrane-
                    oliberalismo de pregnância planetária que já deixa sinais de profunda
                    desintegração das sociedades contemporâneas. Condições essas apre-
                    sentadas de maneira pungente, há duas décadas, em Forrester (1997).
                    Observamos hoje diariamente os ataques aos Direitos Humanos, às Leis
                    e documentos legais no campo da Educação, assim como uma acelera-


                    92





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   92                        04/07/2018   16:40:52
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97