Page 97 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 as sociais quanto aquelas do campo educacional. Desde os anos de
                 1990 que vimos o cenário neoliberal se alastrando e vindo firmar-se
                 através de retóricas que buscam justificar a ineficiência e a ineficá-
                 cia das instituições públicas e de categorias profissionais, como as
                 do Magistério. O argumento que sustentava à época tais retóricas é
                 facilmente identificado hoje em sua radicalidade: “estabelecer priori-
                 dades, cortar custos”. Seus efeitos não deixam de ser perversos, pois
                 tal “lógica” justifica as desigualdades sociais produzidas pelas próprias
                 políticas que visa consolidar.
                      Pois bem, o cem número de pessoas (no presente Ciclo de Deba-
                 tes, professores, estudantes e gestores públicos) registra também suas
                 reflexões sobre o tema em Cartas Abertas que se encontram publi-
                 cizadas no link do site do Projeto de Extensão: http://www.ufrgs.br/
                 monitoramentopne.
                      Lugar narrativo 2 – Condensam-se aqui as reflexões e análises
                 que se produziu durante o ciclo sobre o processo de democratiza-
                 ção na elaboração das políticas públicas. O contexto mais amplo
                 dentro  do  qual  se  realizam  as  discussões  sobre  a democratização
                 na elaboração das políticas públicas se encontra marcado por lutas
                 por direitos versus a privatização da educação. Por um lado, desde
                 as discussões realizadas pela sociedade civil para elaboração e apro-
                 vação dos Planos Nacionais de Educação que ocorreram durante as
                 duas Conferencias Nacionais de Educação – I Conae, realizada em
                 2010 e II Conae, em 2014, vivenciamos um período de avanços na
                 materialização de direitos em políticas sociais, e, por outro, o in-
                 cremento de múltiplas formas de privatização da educação (Peroni,
                 2008, 2013; Dourado, 2017). A diminuição da presença do Estado
                 é um fenômeno que emerge no período pós-ditatorial, aquele que
                 se inicia, em tese, a partir do ano de 1985 e que hoje se encontra
                 radicalizado com a crise do capital.
                      O exemplo que nos importa mencionar nesse trabalho é a proposi-
                 ção do Sistema Nacional de Educação (SNE), Artigo 13 da Lei do PNE
                 – 13.005/2014, cuja temática foi problematizada, em duas mesas de deba-
                 tes do ciclo, dada a sua importância no contexto de garantia do direito à


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