Page 99 - Garantia do Direito à Educação
P. 99

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 texto (Ogiba, 2017, p.14), “sem esses conceitos, pouco ou nada en-
                 tenderemos dos vínculos democráticos entre Estado e sociedade, no
                 contexto do PNE”.
                      Lugar narrativo 3 – Trata-se aqui de um outro grande desafio:
                 a universalização da Educação Básica como ideário no contexto do
                 PNE. A força dos balanços analíticos trazidos à discussão pelas ins-
                 tâncias e entidades educacionais, pelo Ministério Público do RS e
                 Tribunal de Contas do Estado, relativos à Educação Básica no con-
                 texto do PNE de fato não deixa dúvidas de que, por exemplo, ain-
                 da que tenha havido ampliação de vagas em creches para crianças
                 menores de 1 ano, como apontam os dados do Censo Escolar INEP
                 (2010-2016), há uma caminhada longa a ser feita para que se man-
                 tenha o ideário da universalização da educação básica no PNE, aten-
                 dendo, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da sua
                 vigência, conforme registra-se na Meta 1.
                      Muito há ainda a ser registrado nesse lugar narrativo a partir das
                 contribuições dos participantes do Ciclo de Debates, por ora fica ape-
                 nas a colocação de que o conjunto das Metas 1, 2, 3 e 4, essa última
                 sobre a universalização do acesso para a população de 4 a 17 anos com
                 deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
                 ou superdotação, aponta para a necessidade da sociedade brasileira ca-
                 minhar urgentemente para um sistema educacional inclusivo.
                      Os textos legais, como aquele relativo à Política Nacional de Edu-
                 cação Especial na Perspectiva Inclusiva (Brasil, 2008), é esclarecedor
                 quanto às características para esse sistema educacional inclusivo, te-
                 matizando a educação inclusiva como:


                                  Um  paradigma  educacional  fundamentado  na concepção  de
                                  direitos humanos, que conjugue igualdade e diferença como
                                  valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equi-
                                  dade formal, ao contextualizar as circunstâncias históricas da
                                  produção da exclusão dentro e fora da escola. (Brasil, 2008).


                      É importante, portanto, que a comunidade educacional mais ampla
                 esteja conscientizada de que a educação especial, além de fazer parte da


                                                                                  99





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   99                        04/07/2018   16:40:52
   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104