Page 95 - Garantia do Direito à Educação
P. 95
Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
lugares de onde o sujeito fala. Trata-se, igualmente, do diferimento pro-
duzido pelos falantes (praticantes) na cadeia discursiva.
Desse modo, relatar a experiência dos debates sobre o PNE a par-
tir da perspectiva de lugares de memória coletiva, assim como seguir
nesse fio na escrita do Relatório acadêmico das Ações propostas pelo
Projeto de Extensão Monitoramento e Avaliação do PNE, é o grande
desafio a que estamos nos propondo a dar início na seção seguinte des-
se trabalho, e prosseguir em seu aprofundamento no referido Relatório.
As pontuações e notas na perspectiva de lugares de memória
Em O gigante enterrado (Ishiguro, 2015), uma obra de ficção escri-
ta em um tempo em que a Grã-Bretanha está em ruínas, guerras entre
bretões e saxões, queda do rei Arthur, em um tempo em que mito e
história se confundem, “duas faces da mesma moeda”, o escritor terá
a sensibilidade de produzir uma narrativa reflexiva na qual as perso-
nagens principais, um casal de idosos, Axl e Beatrice, saem em busca
do filho quando já quase não se lembram mais de suas feições e não
sabem onde se encontra. Nesse percurso, as personagens se deparam
com seres míticos (uma dragoa que parece estar ligada à névoa) e terão
seu amor posto à prova. Mas o ponto que nos tocou de maneira a trazer
aqui associações com as narrativas que permearam as reflexões durante
o Ciclo de Debates é aquele em que, ao longo da leitura de O gigante
enterrado, o escritor vai delineando, tecendo os lugares que cabem as
figuras do amor e da memória coletiva diante da barbárie.
Guardadas as devidas diferenças quanto ao espaço-tempo entre a
narrativa de Ishiguro (2015) e as narrativas que estamos nos propondo
“relatar”, fica para nós o significante memória coletiva como lugar nar-
rativo onde o saber é construído socialmente, com potência de tornar
viva a experiência da reflexão e das análises a que chegamos enquanto
comunidade educacional.
Para tanto, e visando tornar objetiva a apresentação dos lugares
narrativos aqui nesse trabalho, registrando passos, lances e gestos que
configuraram o início da caminhada dessa comunidade, passamos a
95
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 95 04/07/2018 16:40:52