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A epidemia de coronavírus como um momento da crise ecológica
               global e duradoura que impôs brutalmente sobre nós

                             “a súbita e dolorosa percepção de que a definição clássica de
                             sociedade - humanos entre si - não faz sentido. O estado da
                             sociedade depende a cada momento das associações entre
                             muitos atores, a maioria dos quais não possui formas humanas.
                             Isso vale para os micróbios - como conhecemos desde Pasteur -,
                             mas também para a internet, a lei, a organização de hospitais, a
                             logística do estado e o clima. “


                  Obviamente, como Latour está bem ciente, há uma diferença
               fundamental entre as epidemias de coronavírus e a crise ecoló-
               gica: “na crise da saúde, pode ser verdade que os seres humanos
               como um todo estejam ‘lutando’ contra o vírus - mesmo que ele
               não tenha nenhum interesse em nós e vá de garganta em garganta
               nos matando sem querer. A situação é tragicamente revertida na
               mudança ecológica: desta vez, o patógeno cuja terrível virulência
               mudou as condições de vida de todos os habitantes do planeta não
               é o vírus, é a humanidade!”
                  Embora Latour acrescente  imediatamente  que  “isso não se
               aplica a todos os seres humanos, apenas àqueles que fazem guerra
               contra nós sem nos declarar guerra”, a agência que “faz guerra
               contra nós sem nos declarar guerra” não é apenas um grupo de
               pessoas, mas o sistema socioeconômico global existente - em suma,
               a ordem global existente da qual todos (toda a humanidade) par-
               ticipamos. Podemos ver agora em que reside o potencial verdadei-
               ramente subversivo da noção de assemblage: surge quando a apli-
               camos para descrever uma constelação que também compreende
               seres humanos, mas do ponto de vista “desumano”, para que os
               humanos apareçam como apenas um entre os atores. Lembre-se da
               descrição de Jane Bennet de como os atores interagem em um local
               poluído: como não apenas os seres humanos, mas também o lixo
               podre, os vermes, os insetos, as máquinas abandonadas, os venenos




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