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do limiar de nossa percepção por décadas, vírus e bactérias estão
sempre presentes. Aqui, às vezes até com função positiva crucial
(nossa digestão funciona apenas através das bactérias no estôma-
go). Não basta introduzir aqui a noção de diferentes estratos onto-
lógicos (como corpos, somos organismos que hospedam bactérias
e vírus; como produtores, mudamos coletivamente a natureza ao
nosso redor; como seres políticos, organizamos nossa vida social e
nos envolvemos nas lutas nele; como seres espirituais, realizamos
a realização na ciência, arte e religião; etc.) “Assemblage” signifi-
ca que é preciso dar um passo adiante em direção a uma espécie
de ontologia plana e conceber como esses diferentes níveis podem
interagir em um mesmo mesmo nível ontológico: os vírus como
agentes são mediados por nossas atividades produtivas, por nossos
gostos culturais, por nosso comércio social ... É por isso que, para
Latour,
“a política deve se tornar material, um Dingpolitik girando em
torno de coisas e questões de interesse, e não em torno de valores
e crenças. Células-tronco, telefones celulares, organismos gene-
ticamente modificados, patógenos, nova infraestrutura e novas
tecnologias reprodutivas geram públicos preocupados em criar
diversas formas de conhecimento sobre esses assuntos e diver-
sas formas de ação - além de instituições, interesses políticos ou
ideologias que delimitam o domínio tradicional da política. “ 103
Mais uma vez, as epidemias de coronavírus não seriam uma
assemblage de mecanismos virais de (potenciais) patógenos, agri-
cultura industrializada, rápido desenvolvimento econômico global,
hábitos culturais, comunicação internacional explosiva etc., etc.?
103 Martin Mueller, “Assemblages and Actor-networks: Rethinking Socio-material
Power, Politics and Space”, citado em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/
gec3.12192/pdf. Parece-me que a leitura normativa predominante de Hegel à la
Brandom ignora esse entrelaçamento de posturas e reivindicações normativas
com uma complexa rede de processos de vida materiais e imateriais.
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