Page 63 - Garantia do Direito à Educação
P. 63

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 expansão do atendimento, tais como a ampliação da oferta na educação
                 básica (Metas 1, 2 e 3), na educação em tempo integral (Meta 6), na
                 educação de jovens e adultos (Metas 8, 9 e 10), na formação profissional
                 técnica (Meta 11) e na educação superior (Meta 12). Na segunda parte
                 serão discutidas as dimensões relativas à qualidade, particularmente, a
                 valorização dos profissionais da educação (Metas 17 e 18) e o Custo Alu-
                 no-Qualidade (estratégias incluídas da Meta 20). Em seguida será feita
                 uma rápida simulação do custo do atendimento dessas metas.


                 As necessidades de expansão do atendimento


                      Em relação à educação infantil, o Brasil apresentou avanços sig-
                 nificativos nos últimos anos, mesmo considerando a vigência do Fun-
                 def (1997-2006) que não destinava recursos para essa etapa. No que
                 se refere à faixa de 0 a 3 anos a cobertura saiu de 13,8 %, em 2001,
                 para 30,4 %, em 2015.  Em termos de matrículas significou sair de 1,9
                                       1
                 milhões para 3,5 milhões de crianças atendidas em escola pública e
                 privadas, sendo que, em 2016, 64 % encontravam-se em instituições
                 públicas. Cabe ainda comentar que, no mesmo ano, 47 % das matrícu-
                 las da rede privada decorriam de conveniamento com o poder público.
                 Não obstante o enorme esforço de ampliação do atendimento feito
                 pelos municípios, feito com quase nenhum apoio federal ou estadual,
                 atingir a meta do PNE de 50 % do atendimento de 0 a 3 anos, em 2014,
                 implica na criação de mais de 2 milhões de vagas em creches.
                      No caso da pré-escola, que inicialmente englobava a faixa de 4 a 6
                 anos e, a partir de 2010, atende crianças de 4 e 5 anos, também houve
                 um esforço significativo de ampliação do atendimento por parte do po-
                 der público municipal. Assim é que o atendimento saiu de 66,4 % em
                 2001 (faixa de 4 e 5 anos) para 90,4 %, em 2015. Em termos absolutos,
                 o esforço foi menor; o número de crianças atendidas passou de 4,3 mi-
                 lhões para 4,9 milhões, o que se explica pela dinâmica populacional e



                 1  Todas as informações estatísticas aqui apresentadas, quando não indicada outra fonte, foram retiradas da
                 página Observatório do PNE (www.observatoriodopne.org.br), que se baseou em fontes oficiais.


                                                                                  63





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   63                        04/07/2018   16:40:51
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68