Page 64 - Garantia do Direito à Educação
P. 64

José Marcelino de Rezende Pinto


                    mudanças no arranjo da pré-escola. Embora 90,4 % seja uma cobertura
                    elevada, cabe comentar que a meta do PNE, e da Constituição Federal,
                    é de 100 % já em 2016, o que significa a criação de mais meio milhão
                    de vagas. Nessa etapa 76 % das matrículas estão no setor público, sen-
                    do que no setor privado, apenas 19 % das matrículas são atendidas em
                    escolas conveniadas, em processo progressivo de queda, o que decorre
                    das restrições estabelecidas pelo Fundeb.
                         Na faixa de 6 a 14 anos, que é obrigatória desde 2010, a cobertura
                    de 97,7 %, parece adequada, mas significa 0,6 milhão de crianças e
                    jovens fora da escola, ressaltando-se que a faixa de 7 a 14 anos é obri-
                    gatória desde 1969.
                         Quanto à faixa de 15 a 17 anos, que se tornou obrigatória a partir
                    de 2016, a evolução no atendimento tem sido bem lenta. A cobertura na
                    faixa etária, que era de 77,7 %, em 2001, atingiu 84,3 %, em 2015, man-
                    tendo-se praticamente estabilizada desde 2008. Em termos absolutos, a
                    matrícula cresceu de 7,8 milhões para 8,3 milhões no mesmo período.
                    Para o cumprimento da meta de 100 %, há que se incorporar 1,5 milhões
                    de jovens à escola. Preocupa também o baixo valor da taxa líquida, que
                    considera o percentual de jovens de 15 a 17 anos matriculado no ensi-
                    no médio, que era de 62,7 %, em 2015, sendo que a meta para 2024 é
                    85 %, muito tímida por sinal. Nos países desenvolvidos esse índice se
                    aproxima de 100%. Isso significa que muitos dos jovens de 15 a 17 anos
                    escolarizados encontram-se no ensino fundamental, em decorrência, ba-
                    sicamente, da repetência, um sinal claro da baixa qualidade da escola.
                    Uma escola incapaz de ensinar e que atribui ao jovem e a sua família a
                    responsabilidade pela não aprendizagem (Patto, 1992).
                         Outro desafio com grande impacto financeiro é o da ampliação
                    da jornada escolar. A meta é atingir 25 % da matrícula na rede pública
                    da educação básica em tempo integral (mínimo de 7 horas por dia) até
                    2024, sendo que, em 2016, essa taxa era de 11,5 %. Em termos absolu-
                    tos a meta implica em atingir mais 5,4 milhões de alunos. Na verdade,
                    o desafio é maior, pois boa parte das matrículas atualmente considera-
                    das como de tempo integral são viabilizadas através do Programa Mais
                    Educação, que funciona a base de trabalho voluntário e com repasses


                    64





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   64                        04/07/2018   16:40:51
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69