Page 73 - Garantia do Direito à Educação
P. 73

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 da rede privada, como determina, aliás, o Art. 205 da CF: igualdade de
                 condições para o acesso e permanência na escola.
                      Segue a simulação para atendimento público:
                      1. Creche em tempo integral: 4,6 milhões de crianças a R$ 1,6mil/mês;
                      2. Creche em tempo parcial: 1,2 milhão de crianças a R$ 1 mil/mês;
                      3. Educação básica (pré, ensino fundamental e médio) tempo in-
                 tegral: 5,2 milhões a R$ 1 mil/mês;
                      4. Educação básica (pré, E. fundamental e médio) tempo parcial:
                 32,8 milhões a R$ 600/mês;
                      5. EJA (incluindo profissionalizante): 5 milhões de jovens e adul-
                 tos a R$ 800/mês;
                      6. Educação Especial (alunos incluídos): 3 milhões de estudantes
                 a um custo adicional de R$ 1 mil/mês;
                      7. Educação Profissional de nível técnico: 4 milhões de estudantes
                 a R$ 1,5 mil/mês;
                      8. Educação Superior: 5 milhões de matrículas a R$ 2 mil/mês.
                      O custo total desse plano seria de R$ 667 bilhões, montante que cor-
                 responde a 10,8 % do PIB de 2016. Embora seja uma simulação grosseira e
                 que não leva em conta o crescimento do PIB per capita (que está caindo,
                 na verdade!), ela oferece uma noção didática de que, mesmo adotando
                 padrões de classe média, e não de elite, não há como ter qualidade valen-
                 do-se dos atuais parâmetros de gasto em relação ao PIB. Nunca é demais
                 ressaltar que o país precisa hoje de 10 % do PIB em virtude dos anos de
                 baixo investimento da ditadura militar e governos que lhe seguiram, além
                 do veto de FHC à meta de 7 % do PIB no PNE 2001-2011.


                 Considerações finais


                      Como os dados indicam, para que a “maldição” do PNE não per-
                 sista, é fundamental uma grande mobilização social que envolva a re-
                 vogação imediata da EC 95/2016 e a reversão das políticas econômicas
                 recessivas. É evidente que quanto mais rápido o PIB crescer, particular-
                 mente em relação ao crescimento da população, um mesmo percentual
                 do PIB para a educação pode propiciar mais recursos para a educação. É


                                                                                  73





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   73                        04/07/2018   16:40:51
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78