Page 74 - Garantia do Direito à Educação
P. 74

José Marcelino de Rezende Pinto


                    falaciosa também a afirmação de que esse é o gasto possível para a carga
                    tributária brasileira. Nos últimos cinco anos, a carga tributária brasileira
                    situa-se na casa dos 32,5 % do PIB e, portanto, é possível, sim, ampliar
                    os gastos sociais. O grande problema não são os recursos para saúde,
                    educação e previdência, mas os cerca de 6% do PIB destinados ao paga-
                    mento de juros e encargos da dívida pública e que se destinam ao 0,01
                    % da parcela mais rica da população, que não vive do trabalho, mas de
                    aplicações financeiras, os chamados rentistas.  Esses 6 % do PIB são uma
                    espécie de “bolsa família rica”. Já o Programa Bolsa Família, tão critica-
                    do por essa mesma elite e que beneficia quase um quarto da população
                    brasileira (14 milhões de famílias), tem o custo de apenas 0,4 % do PIB.
                    Além disso, é possível ampliar a receita de impostos no Brasil, ampliando
                    os tributos sobre a propriedade, especialmente dos latifúndios, sobre a
                    herança (uma das menores alíquotas do mundo) e sobre os dividendos
                    (parte do lucro das empresas que vai para os acionistas) que não recebem
                    nenhuma taxação, um caso raro no mundo.
                         Concluindo, é possível, sim, implantar uma escola pública de qua-
                    lidade no Brasil a todos que, a ela, têm direito, assim como fizeram
                    muitos países que conseguiram superar o atraso econômico, tecnológi-
                    co e científico, mas isso depende muito luta.


                    Referências

                    ALMEIDA, J. R. P. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). Brasília, INEP-
                    EPUC, 1989.
                    ALVES, T.; PINTO, J. M. R. Remuneração e características do trabalho docente no
                    Brasil: um aporte dos dados do Censo Escolar e da PNAD. Cadernos de Pesquisa, v.
                    41, n. 143, maio/ago. 2011.

                    BRASIL.  Lei nº 10.172/2001. Plano Nacional de Educação. Brasília, Congresso
                    Nacional, 2001.
                    BRASIL.  Lei nº 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, Congresso
                    Nacional, 2014.
                    BRASIL EC 95/2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias,
                    para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, Congresso
                    Nacional, 2016.


                    74





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   74                        04/07/2018   16:40:51
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79