Page 75 - Garantia do Direito à Educação
P. 75
Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
CARA, D; ARAÚJO, R. L. Nota Técnica da Campanha Nacional pelo Direito à Educação:
por que 7 % do PIB para a educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais
necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade. São Paulo, 2011.
Disponível em: <http://www.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-2067712836.pdf>.
CARREIRA, D.; PINTO, J. M. de. Custo Aluno qualidade inicial: rumo à educação pública
de qualidade no Brasil. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM FINANCIAMENTO DA
EDUCAÇÃO. Nota Técnica 01/2013: por que a União deve complementar o CAQi no
PNE. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, 2013.
JACOMINI, M.; ALVES, T.; CAMARGO, R. B. Remuneração docente: desafios
para o monitoramento da valorização dos professores brasileiros no contexto da Meta
17 do Plano Nacional de Educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24,
n. 73, p.1-35, jul. 2016.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
PINTO, J. M. R. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do governo FHC
(1995-2002). Educação e Sociedade, v. 23, p. 109-136, 2002.
PINTO, J. M. R. O acesso à educação superior no Brasil. Educação e Sociedade, v. 25,
n. 88, p. 727-756 (Especial), out. 2004.
PINTO J. M. R. Estimativa do impacto financeiro do PNE entre 2011 e 2020.
ComCiência (UNICAMP), v. 132, 2011.
PINTO, J. M. R. O financiamento de uma escola de tempo integral de qualidade. In:
BARRA, Valdeniza Maria Lopes. (Org.). Educação: ensino, espaço e tempo na escola
de tempo integral. Goiânia: CEGRAF-Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 229-255.
PINTO, J. M. R. Por que 10 % do PIB para a educação pública? In: GOUVEIA, A.
B.; PINTO, J. M. R; FERNANDES, M. D. E. Financiamento da Educação no Brasil: os
desafios de gastar 10% do PIB em 10 anos. Campo Grande: Oeste, 2015. p. 45-60.
PINTO J. M. R. Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou
indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. Educação e Sociedade, v. 37, n.
134, p. 133-152, mar. 2016.
PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública. Psicologia USP, v. 3, p.107-
121, 1992.
RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetência. Estudos Avançados, Instituto de Estudos
Avançados, v. 5, n. 12, p. 7-21, maio/ago. 1991.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA
E A CULTURA. Instituto de Estatística. Disponível em: <www.uis.unesco.org>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
75
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 75 04/07/2018 16:40:51