Page 70 - Garantia do Direito à Educação
P. 70

José Marcelino de Rezende Pinto


                    Tabela 2 – Faixas de remuneração para uma jornada semanal ponderada de 40h dos
                    professores da educação básica pública com formação em nível superior (2013)

                            Remuneração                   Unidades da federação
                              R$ 1.881                            CE
                          R$ 2.000 a R$ 2.500    AM, PA, RO, PB, PE, PI, RN, ES, MG, SP, SC
                          R$ 2.501 a R$ 3.000       AC, RR, AL, BA, MA, RS, GO, MT
                          R$ 3.001 a R$ 3.300                   MS, RJ
                              R$ 3.597                            AP
                              R$ 5.274                            DF

                    Fonte: Adaptado de Jacomini, Alves e Camargo (2016).


                    mensal de R$ 1.181, e a maior, no DF, com R$ 5.272, ou seja, quase o
                    triplo. Contudo, há que se ter certo cuidado com o valor do DF, em
                    função do custo de vida elevado da capital federal. Além disso, como se
                    pode observar na Tabela 1, mesmo com esse valor mais elevado, para a
                    equiparação o reajuste no DF ficaria na faixa de 26 % a 35 %, em função
                    dos maiores salários ali praticados para todas as profissões.
                         Um último aspecto quanto à remuneração é ressaltar que, se o ob-
                    jetivo é dar um novo status à profissão docente, como fizeram Finlândia
                    e Coreia do Sul, não basta se aproximar da média da remuneração dos
                    profissionais com nível superior, mas sim do valor pago pelas profissões
                    de maior prestígio social, como é o caso da Medicina, Direito ou Enge-
                    nharia, e nesse caso, o reajuste médio deveria ser de, pelo menos, 100
                    % como indica estudo de Alves e Pinto (2011), com dados de 2009.
                         Um segundo aspecto essencial para se garantir qualidade, além da
                    presença de professores qualificados e motivados através de uma carreira
                    atrativa, consiste na existência de insumos nas escolas que permitam o de-
                    vido desenvolvimento de sua tarefa formadora. E aqui estamos falando de
                    uma equipe escolar também qualificada e motivada, na presença de uma
                    infraestrutura adequada, com a oferta de laboratórios equipados, biblio-
                    tecas, salas para atividades artísticas, recursos para conservação predial,
                    reposição de equipamentos e desenvolvimento de atividades previstas no
                    projeto pedagógico da escola entre outros insumos. No PNE 2001-2011


                    70





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   70                        04/07/2018   16:40:51
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75