Page 84 - Garantia do Direito à Educação
P. 84

Vera Maria Vidal Peroni


                                     O Estado de direito democrático funda-se na sociedade, e suas
                                     raízes se acham nela. Se é uma sociedade fortemente demo-
                                     crática, tende a construir um governo democrático, mas se é
                                     extremamente autoritária, discriminatória, violenta, não tende
                                     a sustentar essa espécie de governo.


                         Ainda sobre a relação estado/sociedade/democracia, concorda-
                    mos com o autor, que não é possível tratar a sociedade civil como uma
                    abstração, em uma sociedade de classes:


                                     Quando dizem que a sociedade civil deve se organizar pressu-
                                     põe-se que a maioria dela se encontra desorganizada, porque
                                     uma parte, a classe dirigente ou a chamada elite, se organiza e
                                     se reorganiza desde o surgimento do país, mantendo-o no atra-
                                     so e na inércia, apesar das alegações de fazê-lo contemporâneo
                                     do seu modo ou da sua época (Vieira, 1998, p. 13).


                         No momento em que escrevemos este texto, o FNE vive um
                    retrocesso enorme quanto a sua proposta de ser uma instituição de
                    Estado e não de governo. Esse que assumiu de forma ilegítima em
                    2016 retirou parte das instituições que compunham o FNE e outras
                    instituições em protesto se retiraram, construindo um Fórum Nacio-
                    nal Popular de Educação, e estão organizando a Conferência Nacio-
                    nal Popular de Educação, a ser realizada em abril de 2018. Mais uma
                    vez, a sociedade se organiza, em um processo de correlação de forças
                    com o governo, que restringe espaços democráticos de participação
                    da sociedade para a elaboração de políticas educacionais, com graves
                    consequências para a democracia.


                    Gestão da Educação – Conae e PNE


                         A gestão democrática em disputa no PNE, lei 13005/15 e que foi
                    duramente conquistada na Constituição Federal de 1988 (CF/88), é
                    parte do processo de aprendizagem da participação. Entendemos que
                    essa aprendizagem não se dá apenas na teoria, mas na prática social, e a
                    aprendizagem da democracia é o que está em disputa com a gestão ge-


                    84





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   84                        04/07/2018   16:40:51
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89