Page 82 - Garantia do Direito à Educação
P. 82

Vera Maria Vidal Peroni


                    para a elaboração de uma proposta de PNE, que foi construída a partir
                    de dois Congressos Nacionais de Educação (Coneds) em 1996 e 1997.
                    Em 1998, o chamado PNE – Proposta da Sociedade Brasileira, foi apre-
                    sentado ao Congresso Nacional, através do deputado Ivan Valente,
                    como Projeto de Lei nº 4155/98. No entanto, em 1998 o Poder Execu-
                    tivo apresentou o PL nº 4173/98, que mais uma vez ignorou a criação
                    do SNE. Os projetos estiveram em discussão no Congresso nacional
                    e em 2001 foi aprovado o PNE, Lei 10.172/01 (2001-2010), que não
                    incorporou a criação de um Sistema Nacional de Educação (Peroni;
                    Flores, 2014).
                         É importante ressaltar que o Plano da Sociedade Brasileira foi
                    elaborado por entidades que desde o processo Constituinte estavam
                    envolvidas na democratização da educação. Destacamos, também o
                    esforço de construir coletivamente um PNE e um SNE, o que ocorreu
                    em um momento desfavorável na correlação de forças, com a propos-
                    ta de educação do então governo Fernando Henrique Cardoso que já
                    implementava o receituário neoliberal na educação. Quando ressalta-
                    mos que a sociedade apresentou uma proposta e o governo apresentou
                    outra proposta de PNE, é preciso frisar que há interesses privatistas
                    no estado e na sociedade civil. Havia uma mobilização de parte da so-
                    ciedade pela escola pública, e parte da sociedade era interlocutora do
                    governo com propostas de minimização dos direitos (Peroni, 2013b).
                         A proposta de SNE debatida no FNDEP apresentava um sistema
                    que pensava em uma garantia de padrão de qualidade para as esco-
                    las públicas e privadas em todo o país. Assim como a articulação de
                    diferentes níveis de ensino, e a relação entre a educação escolar com
                    as propostas dos movimentos populares, que eram efervescentes no
                    processo de abertura. O debate era acerca do papel do SNE para arti-
                    cular a educação formal, informal, e um processo de descentralização
                    e controle social com maior autonomia e participação dos sujeitos da
                    educação. Questões estratégicas para a construção de uma sociedade
                    mais democrática.
                         Em 2008, a criação de um Sistema Nacional de Educação retorna
                    à pauta. O poder executivo mobilizou a sociedade através de conferên-


                    82





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   82                        04/07/2018   16:40:51
   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87